NOVO HAMBURGO

29°C

Publicidade

Corsan não consegue tratar água em função da turbidez e há risco de desabastecimento em municípios do Vale do Sinos

Enxurrada que atingiu Rolante e Riozinho já prejudicou tratamento de água do Rio dos Sinos na região de Taquara

07 de Janeiro, 2017 às 09:13

Enxurrada atingiu municípios como Riozinho (foto) na quinta-feira, causando estragos. Mário Selbach/Divulgação

A enxurrada que atingiu os municípios de Rolante e Riozinho na quinta-feira, destruindo estradas, pontes e desalojando dezenas de famílias, está avançando pelo Rio dos Sinos. E vem causando preocupação para Corsan, responsável pelo tratamento e abastecimento de água em quase todo Vale do Sinos. É que a turbidez da água – que define sua qualidade e potabilidade – está num nível muito elevado e está afetando o tratamento. “Ontem, paramos o tratamento na região de Taquara. Hoje, estamos monitorando e começando lentamente”, explica o engenheiro João Batista Alievi. Sobre a turbidez, o limite tratável é de 2 mil ppm (partes por milhão) e está em 10 mil.


Nesta manhã de sábado, a Corsan parou o tratamento em Campo Bom – que abastece também Sapiranga, Estância Velha e Portão. “A enxurrada está na região de Campo Bom e tivemos de parar de tratar. Estamos com nossos reservatórios cheios, mas é provável que após o meio-dia comece a faltar água nas partes mais altas das cidades, pois estamos esperando baixar a turbidez para recomeçar o tratamento”, esclarece Alievi. Ele recomenda à população o uso racional e economizar ao máximo. “Não sabemos ainda quando voltaremos a tratar. Estamos monitorando Taquara para saber como se comportará o rio nas próximas horas”, detalha. Ainda não há previsão pro tratamento ser restabelecido em Campo Bom.


Publicidade


Alievi também comenta que essa situação da turbidez também deverá prejudicar a captação de água da Comusa e do Semae. Isso significa que existe risco real desabastecimento em Novo Hamburgo e São Leopoldo nas próximas horas, já que os reflexos da enxurrada seguirão descendo pelo Rio dos sinos.


O QUE É TURBIDEZ?


A turbidez está diretamente relacionada à qualidade como água doce e potável. A turbidez representa a propriedade óptica de absorção e reflexão da luz, e serve como um importante parâmetro das condições adequadas para consumo da água.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS