NOVO HAMBURGO

21°C

Publicidade

​Recepção às prendas do Estado movimentou Campo Bom

Participaram do encontro as nove Prendas que foram escolhidas na 47ª Ciranda Cultural, realizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)

12 de Setembro, 2017 às 10:40

Prendas conheceram alguns pontos central de Campo Bom. PMCB/Divulgação

Campo Bom recebeu no último domingo, as nove Prendas do Estado durante a 23ª edição da Recepção às Prendas do Rio Grande do Sul. O evento acontece desde 1995, promovido pela tradicionalista Iolanda Tatsch Banunas, na cidade de Carazinho e esse ano, excepcionalmente, por Iolanda estar acamada, o evento ocorreu em Campo Bom, cidade da atual 1º Prenda Adulta do RS, Renata da Silva, do CTG MBororé.


O prefeito Luciano Orsi afirmou que foi uma honra receber o evento na cidade. “Esse tipo de evento, que destaca o tradicionalismo, é fundamental. O CTG propicia aos jovens um ambiente saudável onde são cultivados aspectos como cultura, tradição, respeito e amor por nossa terra e por nossa gente”, ressaltou.



Participaram do encontro as nove Prendas que foram escolhidas na 47ª Ciranda Cultural, realizada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em maio. Durante o evento no CTG MBororé, as prendas receberam dos pais as plaquinhas que são colocadas em suas faixas e que as acompanharão durante todo o prendado. Através de depoimentos em slides, prendas de edições anteriores também fizeram uma emocionante homenagem a Iolanda e sua contribuição para o evento que já é uma tradição no Estado.



Publicidade



Para a 1º Prenda Adulta, Renata, a recepção as prendas do RS é sempre muito importante, pois quando recebem a plaquinha é como se a faixa estivesse completa. Ter sido realizado em Campo Bom é um motivo de ainda mais emoção, porque é a minha casa e um momento onde pudemos apresentar para elas a cidade que será a sede da 48ª Ciranda Estadual de Prendas no próximo ano”, definiu.



“Palavras são poucas para dizer o significado dessas plaquinhas para nós. Elas fazem parte da realização de um sonho para todas as prendas do Estado. Poder receber essa plaquinha nos deixa plenamente felizes. É o reconhecimento de todo um trabalho que fazemos em nossas entidades. A dona Iolanda começou com esse legado e, por estar acamada, não pode participar do evento, mas tenho certeza que ela está muito feliz por ver que aquela sementinha que ela plantou está sendo cultivada e ainda vai render muitos frutos e ela merece todas nossas homenagens”, disse a 2ª Prenda do Estado, Carolini Reolon Scariot, do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado.



Durante o evento as prendas também participaram de um city tour e visitaram pontos turísticos da cidade, como o Largo Irmãos Vetter e o Museu do Trem, no Espaço Cultural Dr. Liberato.


Ciranda de Prendas em 2018


No próximo ano Campo Bom sediará um dos maiores eventos culturais do MTG, a 48ª Ciranda Estadual de Prendas do Rio Grande do Sul, um evento que deve ocorrer no mês de maio e reunir cerca de 70 prendas candidatas nas categorias mirim, juvenil e adulta. As candidatas representarão as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado, concorrendo em busca de um dos nove títulos, entre eles, o tão sonhado de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, que atualmente pertence a Campo Bom. O evento deve reunir cerca de 2.500 mil pessoas de todo o Estado com provas artísticas, bailes, mostras culturais, entre outras atividades.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS