Através de uma ação inédita entre a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Penitenciária Estadual de Canela (Pecan), pessoas privadas de liberdade têm a oportunidade de ressocialização através de atividades em prol da sociedade.
A Prefeitura gramadense firmou uma parceria para que os presos possam realizar trabalhos de limpeza de locais públicos.
É o caso de um grupo de internos que, nesta segunda-feira (09), está roçando e capinando o Loteamento Celita, na Várzea Grande. Existem presos de Gramado e também de outras cidades da região que estão sendo designados para as atividades.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rafael Ronsoni comemora a parceria e destaca a importância da ressocialização dos detentos. "Com os presos trabalhando em serviços de manutenção e limpeza, temos um retorno social muito grande. Isso resgata a dignidade do preso e o prepara para o convívio social. Tive a oportunidade de conhecer a Penitenciária Estadual de Canela e não podemos fechar os olhos para a realidade que vivemos em nossa sociedade. É preciso a união de todos em prol do resgate dos detentos e suas famílias", disse.
Já para o prefeito Nestor Tissot (PP), que retornou ao paço municipal nesta segunda-feira após ser submetido a procedimento cirúrgico, Gramado mostra que é possível construir uma sociedade mais humanizada. "Não estamos discutindo o que cada um fez no passado, Gramado apresenta para a região uma solução viável aos problemas da sociedade. Ficamos felizes com a parceria que firmamos com o Presídio de Canela, afinal, muitas das pessoas que estão no local também são gramadenses e merecem a oportunidade de ressocialização", destacou.
Com informações da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Gramado