5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Guarda Civil Municipal de olho na poluição e barulho dos escapamentos adulterados

Ouvidoria registra aumento de casos com perturbação do sossego público

09 de Maio, 2022 às 16:57

As abordagens são individuais e realizadas diariamente em vias da cidade. Rodrigo Machado/Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo retomou, na sexta-feira (6), a Operação Duas Rodas.


As blitze são exclusivas para motocicletas onde, com auxílio de um decibelímetro, os agentes aferem o volume gerado pelos escapamentos.


O foco é a redução da poluição sonora e ambiental causada por escapamentos adulterados.


As abordagens são individuais e realizadas diariamente em vias da cidade, no período diurno de segundas-feiras às sextas-feiras.


Publicidade


AUMENTO DE RECLAMAÇÕES


De acordo com o diretor de trânsito, GCM Cláudio Dumom, o órgão tem recebido um grande número de reclamações de moradores sobre o barulho causado por estes veículos. “Devido a solicitação dos munícipes, resolvemos retomar a operação. Tem chegado muitas reclamações na Ouvidoria, então a população apoia esse tipo de ação, até porque perturba o sossego”, conclui.


Para o diretor geral da Guarda, José Carlos Pedrozo, o objetivo é coibir tumulto com motocicletas, que também incomoda a população. “Além de provocar barulho excessivo, as adulterações dos escapamentos geram a emissão de gases poluentes”, reitera.


Publicidade


INFRAÇÃO DE TRÂNSITO


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, é uma infração de trânsito grave, gerando ao condutor uma multa no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e medida administrativa, podendo o veículo ficar retido para regularização.


Assessoria de Imprensa/Prefeitura de São Leopoldo


Publicidade

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS