5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Novo Hamburgo é a primeira cidade do interior a contar com a plataforma Tudo Fácil Empresas

Sistema permite a abertura de empresas com atividades de baixo risco em até dez minutos de forma gratuita e on-line

10 de Maio, 2022 às 07:06

Durante lançamento, houve uma demonstração de como utilizar a plataforma. Lu Freitas/PMNH

A plataforma Tudo Fácil Empresas, que permite a abertura de empresas com atividades de baixo risco em até dez minutos de forma gratuita, on-line e em um único acesso, foi lançada em Novo Hamburgo na tarde desta segunda-feira (9).


É a primeira cidade do interior do Rio Grande do Sul a contar com o serviço, que foi lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021.


O lançamento da plataforma ocorreu no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, com a participação de autoridades estadual e municipal e representantes da Junta Comercial e do Sebrae-RS. “É através da parceria que estamos conseguindo fazer o que propomos para esta cidade, para seu futuro sustentável, inclusivo e fértil”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que representou a prefeita Fátima Daudt no ato.


Publicidade


"O movimento liderado por Porto Alegre e seguido pela cidade do Vale do Sinos, promove a elevação do nível de competitividade e melhora o ambiente de negócios, gerando benefícios para outras localidades”, disse Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, destacou que o Rio Grande do Sul é hoje um dos melhores estados do país para investimentos.


O coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer, disse que foram necessárias muitas reuniões durante 11 meses para chegar à consolidação do Tudo Fácil Empresas no município, numa conjunção de esforços entre o Governo do Estado, a Junta Comercial, o Sebrae e outros participantes ligados ao Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo. A Junta Comercial do RS estima que 70% dos empreendedores de Novo Hamburgo poderão utilizar a plataforma.


Publicidade


AGILIDADE


Durante lançamento, houve uma demonstração de como utilizar a plataforma e os passos para a abertura de empresas individuais e Ltdas de baixo risco.


O sistema analisa questões como viabilidade do endereço, liberação de licenças ambiental, sanitária e análise de bombeiros e conclui na criação do CNPJ junto à Receita Federal. A plataforma deve estar disponível a partir desta terça-feira no endereço: https://portalservicos.jucisrs.rs.gov.br/


“Iremos lançar o programa em 32 cidades do interior do Estado. Novo Hamburgo foi a mais rápida de todas, fazendo a integração dos sistemas municipal e estadual e adequando sua legislação e processos. Por isso estamos começando por aqui”, explicou Tomás Holmer. Em seu discurso, Holmer destacou que o sistema beneficia atualmente 566 atividades, ou 70% do total, e que a proposta é aumentar para mais de 700, subindo para 80% do total.


Publicidade


A secretária de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Paraskevi Bessa-Rodrigues, afirmou que o protagonismo de ser a primeira cidade do interior a adotar o sistema faz parte de um compromisso de “entrar na inteligência do negócio”. Marco Copetti, representante do Sebrae-RS na região, afirmou que a central de serviços contribuirá para a geração de emprego, renda e tributos na cidade.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS