Uma das atrações do 39º Festival de Kerb de Estância Velha foi o concurso da Melhor Cuca Caseira da Cidade.
Esta honraria foi assegurada pela moradora Aneluza Fabiana da Silva, do bairro Das Rosas. A cuca de doce artesanal de abacaxi com doce leite produzida por ela agradou o paladar e os olhos dos jurados.
A cuca de Aneluza foi a que somou a maior pontuação entre os participantes: 289 pontos.
Na segunda colocação, com 273 pontos, ficou a cuca de Chocoçoca, produzida pela moradora Cleia Celi Weber, do bairro Bela Vista. Em terceiro lugar, com 256 pontos, ficou a cuca de Apfelstrudel da Meg, produzida pela moradora Débora Cristina Schmitz, do bairro Floresta.
A cuca faz parte da culinária alemã, servida junto com o café da manhã ou no café da tarde. É uma tradição que vai sendo passada de geração para geração.
Na avaliação do diretor do Departamento de Turismo, Maicon Dutra, aos poucos os moradores vão se familiarizando com o concurso, e a tendência é de que, nas próximas edições, mais moradores se inscrevam.
Na foto abaixo, Aneluza Fabiana da Silva (de blusa amarela) recebeu troféu das mãos da rainha do Kerb, Elisabete Cremonese. A foto é de Henry Nicolas Rodembuch.
JOGOS GERMÂNICOS
Outra atração do 39º Festival de Kerb foi a realização dos tradicionais Jogos Germânicos entre os grupos festivos.
A competição, que alia diversão e brincadeiras típicas alemãs, terminou com a vitória do grupo Zick Zack, que somou 320 pontos na maratona de jogos. O grupo ganhou troféu e 50 litros de chopp. O segundo lugar ficou para o grupo Ich Liebe Chopp, que ganhou 30 litros de chopp, e o terceiro lugar ficou com o grupo Badaleiros, que ganhou 20 bilhetes de chopp.
Batalha viking, cabo de guerra, corrida no carrinho de mão, corrida de perna de pau e corte de lenha foram as provas realizadas. Um bom público prestigiou os Jogos Germânicos, realizado na rua Presidente Lucena, junto à Praça 1º de Maio. A competição foi organizada pelo grupo folclórico Deutsche Seele, em parceria com os departamentos de Turismo e de Cultura.
CHOPE EM METRO
Outra disputa do evento foi o concurso de Chopp em Metro. O mais rápido, garantindo a primeira colocação, foi Antônio Marcos de Almeida, que tomou o chopp em 15'26 - é isso aí: em 15 segundos ele derrubou o líquido sagrado!