5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Passagem de ciclone pelo RS cancela eventos no Vale do Sinos e suspende aulas na capital e região

Autoridades estão em alerta e a maior preocupação é com a força dos ventos

17 de Maio, 2022 às 11:12

A manhã registra muitos ventos no Vale do Sinos. A tendência é de aumentar a força ao longo da terça-feira

A passagem de um ciclone pela costa Leste do Rio Grande do Sul deixa as autoridades em alerta.


Desde a noite desta segunda-feira (16), alguns reflexos podem ser observados, como forte ressaca no Litoral Sul e as águas avançando sobre algumas ruas, em Rio Grande.


Também em Rio Grande, de forma preventiva, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas a partir dos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil.


Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) se manifestou nesta manhã via Twitter: "Para preservar alunos e equipes, as aulas da rede municipal estão suspensas nos turnos da tarde e da noite desta terça-feira, diante da previsão de tempestade e ciclone. A decisão se estende à rede conveniada. A Secretaria Municipal de Educação está em orientando as escolas."


Publicidade


Em Novo Hamburgo, independente da passagem do ciclone, o calendário escolar da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo já previa a data de 17 de maio como dia não-letivo para os estudantes da rede. Os professores estão em planejamento coletivo em todas as escolas. Para eles, além de serventes e demais servidores das escolas, é dia normal de trabalho. Os estudantes retornam às escolas nesta quarta-feira (18). Ou seja, não tem aulas nas escolas do município e isso estava previsto há várias semanas.


A Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, divulgou um comunicado: "Devido a formação de um ciclone subtropical no Estado, a Direção informa que no dia 17 de maio (terça-feira), por precaução, as aulas estão suspensas nos turnos da tarde e da noite. Também não haverá atendimento presencial nos setores administrativos.


Em Estância Velha, as aulas serão mantidas durante a tarde, mas quem puder, evite mandar os filhos à escola (quem optar em encaminhar, busque o filho mais cedo - principalmente da Educação Infantil, para evitar circulação de pessoas nas ruas). As aulas da EJA estão suspensas nesta terça, dia 17.


Em Canoas, as aulas das escolas municipais estão suspensas hoje à tarde e durante todo o dia de amanhã. EJA também suspenso hoje à noite. Educação Infantil (municipais e conveniadas): famílias estão sendo orientadas a buscarem as crianças mais cedo. Essas recomendações também são válidas para as escolas particulares do município.


A Prefeitura de São Leopoldo, a partir do alerta da Defesa Civil do Estado, da tempestade subtropical “Yakecan”, que poderá causar fortes ventos, decide de forma preventiva, suspender as aulas nas escolas do ensino municipal e conveniadas nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de maio. A orientação para os pais é que na tarde desta terça-feira, busquem seus filhos nas escolas, na medida do possível, sendo que os profissionais da educação estarão nas instituições aguardando os pais ou responsáveis. E nesta quarta-feira, 18, todas as atividades escolares serão suspensas de forma preventiva.


Publicidade


Em função do alerta de ciclone no Estado, a Universidade Feevale suspenderá as atividades presenciais a partir das 18h desta terça-feira, 17, até o final da manhã desta quarta-feira, 18. As aulas acontecerão de forma remota, por meio da plataforma Blackboard. As atividades na Escola de Aplicação Feevale também estarão suspensas a partir das 18h de hoje e amanhã durante todo o dia, com as aulas ocorrendo de forma remota.


Em razão do alerta de ciclone em vigência no Estado para esta terça-feira (17/), o Sistema Fecomércio-RS informa que estão suspensas as aulas de toda a rede de ensino Sesc e Senac-RS (infantil, fundamental, médio, EJA, superior, pós-graduação e cursos livres) nas cidades em que há decreto municipal orientando pelo cancelamento de aulas da rede pública.


VALE DO SINOS


Em São Leopoldo, a Secretaria de Orçamento Participativo (Semop) informa que a reunião do residencial Campestre e Orpheu, prevista para terça-feir (17), foi adiada devido às condições climáticas. A nova data da reunião será divulgada em breve.


Em Novo Hamburgo, uma exposição de arte prevista para a Casa Presser, em Hamburgo Velho, foi cancelada. A organização divulgou o alerta da Defesa Civil do RS junto com a mensagem: "Devido as condições climáticas e risco de ciclone para hoje a equipe da organização da Semana da Arte decidiu adiar o evento. Agradecemos a compreensão."


A Sociedade Aliança, em Novo Hamburgo, vai encerrar as atividades e fechar o clube às 18 horas nesta terça-feira.


DEFESA CIVIL


A Defesa Civil do RS emitiu novo alerta nesta manhã (17) para a possibilidade de rajadas de vento intensas entre 90 a 110km/h, acompanhadas de chuva pontualmente forte. A vigência do alerta é de 24 horas.


Publicidade


O órgão sugere que se evite exposição a riscos. Em caso de emergência, as ligações são para 190/193.


Existe uma preocupação muito grande com a queda de árvores, postes e placas em razão da força dos ventos. Com isso, menos gente circulando representa menor risco de acidentes envolvendo vítimas.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS