5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Edela Land, uma desbravadora do calçado brasileiro

Hamburguense vai lançar livro relatando sua trajetória de 50 anos no setor calçadista

18 de Maio, 2022 às 15:20

A passagem de Edela Land pela China foi marcante em sua trajetória profissional. Divulgação

O ano é 1990. Ou 1991. Foi num desses dois anos.


Eu era colega da Juliana Land na Fundação Evangélica. Tínhamos de fazer um trabalho em grupo fora do horário de aula. Ficou decidido que seria no apartamento dela. Dessa forma, as mães se falaram e combinaram que em determinado dia eu almoçaria com elas - Edela e Juliana - e depois iríamos juntos fazer o trabalho de aula.


Durante o almoço, em restaurante na Sociedade Aliança, a Edela estava com um empresário aproveitando aquele momento para atualizar informações sobre vendas e oportunidades no setor calçadista. Papo vem, papo vai, e lá fui eu cometer um sincericídio:


- Pô, mas vocês só sabem falar de negócios?!


Foi um daqueles comentários que pegou os adultos de surpresa, e o papo mudou de rumo - pelo menos por um tempo.


Mais de 30 anos se passaram deste episódio. Edela Land é minha sogra. Juliana Land passou a ser Juliana Land Behrend. E aquele guri desaforado, que deu uma cortada na futura sogra fazendo negócios com um empresário, virou jornalista.


Publicidade


Mais do que isso: sou o coordenador editorial do primeiro livro da Edela: "Por onde o sapato me levou"! É muito amor por uma sogra!


LANÇAMENTO


“Por onde o sapato me levou” tem viés de biografia e traz relatos inéditos, curiosos e reveladores sobre bastidores e viagens envolvendo negócios no setor calçadista. “Considero o fechamento de um ciclo. Embora ainda tenha um trabalho de consultoria, o livro encaminha a conclusão de etapas importantes da minha vida”, explica Edela.


O lançamento oficial do livro vai ocorrer em 23 de maio (segunda-feira da próxima semana), no primeiro dia da feira calçadista SICC, no Serra Park, em Gramado.


A sessão de autógrafos ocorrerá no Auditório eMerkator Talks, localizado na Estação 3, às 13 horas. Um lançamento em Novo Hamburgo será programado para as semanas seguintes.


Durante a caminhada para finalizar o livro, Edela foi ganhando o apoio de marcas e empresas que fizeram parte de sua história.


E olha o time de patrocinadores: Capelli Rossi, Carrano, Grendene, Invitto, Kidy, Landed, Pegada, Sandra Calçados, Piccadilly, Usaflex, Werner e Wirth. Um grupo poderoso de marcas que fizeram questão de estar presentes na obra.



PREFÁCIO


Ao trabalhar no livro descobri que a Edela não guarda mágoas. Mesmo eu dando aquela "queimada" no almoço do Aliança, há mais de 30 anos, ela me convidou para escrever o Prefácio do livro.


Publicidade


Como um aperitivo, compartilho com os leitores um trecho do que escrevi nas páginas de abertura.


"... Para alcançar seus objetivos, a Edela precisou abrir mão de muita coisa. Das apresentações da filha na escola, dos aniversários de familiares, de horas de convivência com sua mãe e seus irmãos, da proximidade dos amigos, do aconchego do lar. Ela virou uma cidadã do mundo. Ressalte-se que boa parte dessa caminhada foi em períodos sem internet, sem celular. Ficava por longos dias sem dar ou receber notícias dos familiares. Estava só. Ela e Deus...


E o machismo? Quem era aquela loira no meio de tantos engravatados vendendo sapatos brasileiros? Se não ocorria de forma explícita, as sutilezas indicavam que existia uma estranha no ninho num segmento dominado pelos homens – que seguem sendo a absoluta maioria ainda hoje.
Edela, a desbravadora. Fruto da sua visão e do seu profissionalismo, marcas brasileiras passaram a ocupar vitrines do mundo. Levou “pela mão” para feiras internacionais empresas que tinham grandes produtos, e ajudou-os a chegar nos clientes espalhados pelo mundo. Lá foi ela abrindo mercados na Europa, na Ásia, na Oceania..."


Bom, o resto é com o livro de 242 páginas e muitas fotos dos destinos por onde Edela passou.


Publicidade


LIVRO


O livro “Por onde o sapato me levou” terá lançamento oficial no dia 23 de maio, na feira SICC, no Serra Park, em Gramado. A sessão de autógrafos será realizada no Auditório eMerkator Talks, localizado na Estação 3, às 13 horas.


O livro poderá ser adquirido na feira, nos locais das sessões de autógrafos. O valor da obra é R$ 60,00. Na feira o pagamento poderá ser feito em espécie ou via PIX. Na feira, o livro estará sendo comercializado nos dois primeiros dias: 23 e 24 de maio.


Um lançamento em Novo Hamburgo será programado para as semanas seguintes. Interessados em adquirir a obra poderão fazer a encomenda através do e-mail edelaland53@gmail.com . A obra poderá ser enviada pelo Correios (R$ 60,00 + custo de postagem), com pagamento via PIX.

Autor

Martin Behrend

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS