5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

​Cultura Cervejeira: o que você precisa saber sobre ela?

Existem mais de 100 estilos e subestilos de cervejas, porém, somente três tipos

20 de Maio, 2022 às 10:10

Por Chef Du.


Você sabia que em média, mais de 200 novas cervejarias surgem no Brasil a cada ano?


A grande maioria são de pequenas cervejarias, as chamadas microcervejarias, afinal, grandes cervejarias industriais, de grandes grupos, não surgem a toda hora.


Esse fenômeno chamado cerveja artesanal é um processo que vem acontecendo há algum tempo, e com o aumento destas cervejarias artesanais, as opções de ESTILOS vem inundando as prateleiras dos mercados, além de bares e restaurantes. Sim, ESTILOS e não TIPOS.


Existem mais de 100 estilos e subestilos de cervejas, porém, somente três tipos. Estes três tipos são definidos por seu tipo de fermentação ou fermento. Mas antes de mais nada, precisamos recordar dos 4 ingredientes principais de uma cerveja, ÁGUA, MALTE DE CEVADA, LÚPULO e LEVEDURA (FERMENTO).


Publicidade


ESTILO


Quem define o TIPO é o fermento, porém o ESTILO é uma mistura de todos os ingredientes, especialmente MALTE e LÚPULO, tanto em variedade quanto em quantidade.


Então, quais são os três TIPOS de cerveja? Temos as ALE (fermentos de alta fermentação), LAGER (fermentos de baixa fermentação e as LAMBICS (fermentação espontânea, sem adição de fermento). E os ESTILOS? Bom, como mencionado, estilos são na casa das centenas, impossíveis de listar em tão pouco espaço.


Publicidade


Mas o que vale comentar é que talvez aquela cerveja Pilsen que você está acostumado a beber na verdade, não se enquadre no ESTILO que leva o nome de Pilsen. Como assim? Primeiro Pilsen é o nome de um malte, que é o mais claro de todos, criando uma cerveja com característica limpa e clara, esse malte também é base para diversos outros estilos.


Então, todas as cervejas que conhecemos como Pilsen, especialmente as comerciais, na realidade não são do ESTILO Pilsen (escola Alemã), e sim American Lager (escola Americana). A Pilsen alemã é seca, leve, refrescante e límpida como a American Lager, porém, tem o dobro de amargor e um sabor e aroma de lúpulo mais presente, enquanto que a American Lager, tem sabor e aroma que valorizam o malte além do seu baixo amargor ser mais agradável para países de clima tropical, como o Brasil.


REGRA


Publicidade



Mas então as cervejarias estão me enganando. Na realidade não, pois não existe nenhuma regra ou legislação que define esse ESTILO de cervejas no rótulo, é mais um informativo sobre o que vamos encontrar na cerveja do que uma regra em si.


Isso é um pouquinho do que conhecemos como CULTURA CERVEJEIRA, um tópico abordado de forma prática e mais profunda, no curso de MESTRE CERVEJEIRO da escola Chef Gourmet, exclusivamente em Novo Hamburgo.


Quer saber mais? Entre em contato com a escola e descubra esse mundo, enorme e surpreendente, da cultura cervejeira.


Autor

Chefs no Portal

Chefs no Portal Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS