5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Racismo no esporte: a culpa é de quem?

Casos em escala retratam a dura realidade da sociedade

22 de Maio, 2022 às 08:04

Na comemoração de gol, gesto de jogadores do Inter contra o racismo. Ao centro, Edenilson envolvido em suposto caso de racismo. SCI/Divulgação

É difícil mudar uma cultura? Creio que sim, é bem difícil destruir raízes que estão encravadas há séculos.


Quando se fala de racismo, essa realidade se traduz na metáfora acima. Em qualquer setor da sociedade fica claro que a cor da pele ainda é um problema grande para grande parte das pessoas.


Um desses setores que não escapa desta triste realidade é o esporte.


Nos últimos dias e meses, vimos um aumento em escala gigantesco de casos de injúria racial e racismo em diferentes modalidades, com casos mais latentes no futebol.


Publicidade


São situações inaceitáveis: palavras, gestos, cânticos com expressões que remetem a discriminação. Essas posturas fazem com que os amantes do esporte, que têm consciência e aceitam a igualdade entre as pessoas, pensem em desistir do ser humano.


Isso, pelo menos, é o que eu pensei com os últimos casos. As situações ocorrem com tanta naturalidade por parte desses discriminadores que parece que nunca vai mudar.


Publicidade


É preciso ser feito algo de concreto, com punições severas, que realmente aqueles que praticam esses crimes sofram consequências duras para que, aquilo que fizeram a vida toda contra pessoas iguais a eles, sirva de lição e mude de vez o pensamento e os atos dessas pessoas.


Sinceramente: não acredito que isso possa acontecer.


Infelizmente, não vejo uma mudança a curto prazo, mas pelo menos espero que esses criminosos sejam cada vez mais expurgados do convívio em sociedade.


Publicidade

Autor

Cássios Diogo Schaab

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS