5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Em parceria com IBTeC, Kidy lança robô que ajuda na escolha da palmilha para as crianças

Indústria calçadista está apresentando a novidade no Sicc, em Gramado

24 de Maio, 2022 às 11:43

O robô interage com o público no momento da verificação da estrutura do pé das crianças. Divulgação

Para a criançada, nem sempre é divertido ir numa loja comprar calçados. Tira, prova, experimenta, coloca, amarra, pisa, levanta, aperta,... Tem criança que acha isso uma chatice!


Agora, e se os pais disserem o seguinte aos filhos: "Vamos até a loja comprar um sapato e um robô vai nos ajudar a fazer a melhor escolha!".


Então, a criança ouve e pensa: Oi, um robô vai me atender? E vai dizer qual a melhor palmilha para meu pé?


Parece que dá pra imagina a cena: "Mãe, me leva junto na loja! Agora!"


A Kidy Calçados está apresentando no SICC 2022, que está ocorrendo no Serra Park, em Gramado, uma inovação que poderá, daqui a alguns meses, fazer parte do ambiente de lojas de calçados. A novidade é uma tecnologia que usa Inteligência Artificial (IA) para produzir calçados customizados para crianças. Batizada de Tecnologia Perfekt, o sistema foi desenvolvido em parceria com a equipe de mestres e doutores do Laboratório de Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, (IBTeC), que tem sede em Novo Hamburgo.


Publicidade


Além de uma plataforma onde a criança vai pisar, a atração é um robô que interage e repassa comandos.


O objetivo da inovação, segundo o coordenador do Laboratório, dr. Rudnei Palhano, “é oferecer mais conforto e segurança para o desenvolvimento das crianças”. Para apresentar a novidade, o IBTeC criou um robô que interage com os visitantes da feira, de uma forma lúdica, convidando-os para conhecer a tecnologia que mede a pressão da pisada de cada criança, definindo a palmilha ideal para cada uma - são palmilhas tecnológicas que atendem às características de cada criança.


O coordenador de Biomecânica do Instituto, Rudnei Palhano, explica que “a medição é feita em uma plataforma, por onde a criança caminha, onde é identificado os picos de pressão plantar através dos sensores durante o caminhar. Com base nos resultados deste teste, um algoritmo analisa e indica a palmilha ideal para aquela criança”.


Abaixo estão a plataforma, o notebook, o monitor de TV e o robô para ilustrar o funcionamento do processo.



Publicidade


A gerente de marketing de Kidy Company, Luciana Girotto, afirma que “a preocupação da nossa empresa é oferecer produtos cada vez mais focados na saúde e proteção do desenvolvimento das crianças, em todas as fases de suas vidas. Por isto, temos trabalhado em parceria com a equipe do IBTeC, em busca de tecnologias que nos auxiliem no cumprimento de nossa meta de ser uma marca que desenvolve calçados que contribuem para o crescimento das crianças de todas as idades”.


Para o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, “o trabalho que desenvolvemos em conjunto com a Kidy Company já vem de muitos anos, e só reforça o compromisso da indústria com o propósito de contribuir para a saúde e bem-estar de seus pequenos clientes”.


Após a apresentação no Sicc, a estrutura fará um roteiro experimental por lojas de calçados do Brasil e até da América do Sul. Será uma fase de considerações e avaliações da reação do público.


Publicidade


Numa outra etapa, havendo uma boa receptividade, a plataforma e o robô poderão ser comercializados e passarão a ser atrações nas lojas.


Quem disse que o comércio de rua está em baixa? O robô da Kidy e do IBTeC é a prova que inovar está no DNA do setor e a experiência de compra de um calçado sempre pode surpreender!

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS