5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Gramado muda local de espetáculo de Natal e garante: não vai prejudicar feiras Zero Grau e Festuris

Tradicional espetáculo do Lago Joaquina Rita Bier vai para o lago do Serra Park

31 de Maio, 2022 às 15:40

Após três décadas, Lago Joaquina Rita Bier deixará de receber grandes espetáculos no Natal. Cleiton Thiele/Divulgação

Nesta segunda-feira (30), foram apresentadas as novidades do 37º Natal de Luz de Gramado.


Uma das surpresas envolve o elogiado espetáculo Nativitaten. Ele troca de "lago": vai sair do Lago Joaquina Rita Bier, na entrada de Gramado, e vai ocorrer no lago do Serra Park, onde são promovidas feiras e outros eventos, com acesso pela ERS-115.


O principal argumento é que a realização do Nativitaten, com toda sua infraestrutura e bloqueios, provocava excesso de prejuízos à mobilidade urbana. Nas noites de espetáculos, muita gente ficava trancada por longos minutos - ou até mais de hora - em razão do trânsito restrito. Isso afetava até mesmo a prestação de serviços.


Esse mesmo movimento já tinha ocorrido com o Grande Desfile de Natal, que deixou a Avenida das Hortênsias, bem no coração da cidade, e foi para o Expogramado.


Outra questão sobre o Lago Joaquina Rita Bier envolve os estragos no local e a ocupação do espaço - mais de três meses sem poder ser utilizado pela população e turistas em razão da montagem das arquibancadas. O vice-prefeito gramadense Luia Barbacovi destacou que a mudança de local atende uma reivindicação antiga da comunidade com relação à manutenção do local. “Lá também tínhamos a questão da logística e da recuperação do lago e do seu entorno”, afirmou Luia. O vice-prefeito também comentou que no Serra Park será mantido um dos símbolos do Nativitaten, que é o espelho d´água.


Publicidade


MESMO FORMATO


O Nativitaten deixa o Lago Joaquina Rita Bier, depois de estrear neste espaço público em novembro de 2001. Mas o complexo do lago recebia espetáculos do Natal Luz desde 1990, quando os Grandes Concertos que ocorriam em frente à Igreja Matriz São Pedro foram transferidos para este local.


Apesar do novo cenário e do novo lago, o Nativitaten promete manter as mesmas características dos espetáculos anteriores, com cantores e cantoras de renome internacional, coral, bailarinos e bailarinas, que prometem muita emoção. O espetáculo continuará sob a direção de Linus Lerner e terá 23 apresentações.


FEIRAS


Essa mudança de local do Nativitaten pegou de surpresa quem costuma participar de feiras que ocorrem no Serra Park, em Gramado. Isso porque, haverá restrição de algumas áreas externas em razão do espetáculo natalino. A questão de estacionamento e da circulação de veículos internamente já causou questionamentos.


Em novembro, quando a programação do Natal Luz já estiver ocorrendo, vão ser realizadas duas grandes feiras no Serra Park: o Festuris - Festival de Turismo de Gramado, e a feira calçadista Zero Grau, promovida pela Merkator. Cada dia de feira costuma atrair milhares de pessoas.


Publicidade


Segundo apurado pelo Portal Martin Behrend, a direção do Serra Park deu sinal verde para receber o Nativitaten e manter as feiras nos pavilhões.


A reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que enviou o seguinte esclarecimento: "Os eventos que já estavam confirmados no Serra Park acontecerão normalmente. O espetáculo do Natal Luz acontece em uma estrutura que será montada junto ao Lago do Serra Park, deixando os pavilhões liberados. Como as feiras e eventos normalmente ocorrem durante o dia, e o Nativitaten à noite, não haverá problemas."


ATUALIZAÇÃO - A organização informou que, nos dias de visitação das feiras, não serão agendadas apresentações do Nativitaten. Ao menos nas datas em que têm a visitação, os espetáculos não serão realizados. Será preciso aguardar o calendário pra conferir como será feita essa distribuição e se por acaso coincidirá com as datas de montagens e desmontagens das feiras.


MAIS NOVIDADES


Durante o evento desta segunda-feira foram anunciados os quatro grandes espetáculos, com a confirmação do início para as 20h30, meia hora antes do que nas edições anteriores, atendendo uma solicitação dos visitantes.


O Reino do Natal, que tem formato circular, ocorrerá no Expogramado das 10h às 13h e das 14h às 17h, de quarta-feira a segunda-feira. O Reino do Natal e o Grande Desfile serão mantidos no Expogramado, ambos serão dirigidos por Abramo Machado. O Desfile terá 23 apresentações, enquanto que o Reino terá encenações de hora em hora.


E tem o retorno da Fantástica Fábrica de Natal. O musical nasceu em 2006, tendo como palco a Carriéri, junto ao Lago Negro. Este espetáculo musical será apresentado no Pavilhão 3 do Expogramado e conta a história de uma criança que é levada por um anjo para a Fantástica Fábrica de Natal e lá conhece o poder do “acreditar”. Essa nova energia promove a mágica natalina: dão vida a bonecas e soldadinhos. Serão 23 apresentações sob direção de Daniel Colin.


Publicidade


Outra novidade anunciada foi o retorno do Show de Acendimento das Luzes para a frente do Palácio dos Festivais, com a encenação que sempre encantou os visitantes. “Aos poucos o Natal Luz vai voltando a seu formato original”, comemorou o prefeito Nestor Tissot.


Os ingressos para os grandes espetáculos começarão a ser vendidos a partir da segunda quinzena de junho, pela própria Gramadotur, que adquiriu uma tiqueteira própria (serviço que deixará de ser terceirizado). A expectativa é vender em torno de 220 mil ingressos.


Além destes espetáculos pagos, o 37º Natal Luz de Gramado manterá as atrações, como a Vila de Natal (Praça das Etnias), Show de Acendimento, Parada de Natal, Tannenbaum Fest – Festa dos Pinheirinhos, Árvore Cantante, shows na rua Coberta, entre outros, valorizando os artistas locais.


O 37º Natal Luz terá, novamente, espetáculos abertos com troca de alimentos por ingressos. As apresentações devem ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de outubro.


O 37º Natal Luz de Gramado, que acontece de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023, é uma promoção da Prefeitura de Gramado com realização da Gramadotur.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS