5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Gastronomia funcional: nova tendência no mercado

Você sabe como consumir uma alimentação mais saudável no seu dia a dia?

11 de Junho, 2022 às 07:16

Marcella Zanardo Schmidt - Chef de Gastronomia Funcional da Escola de Gastronomia Chef Gourmet Novo Hamburgo

Por Marcella Zanardo Schmidt


A industrialização trouxe alguns benefícios para nosso dia a dia, porém com ela veio grandes consequências para nossa saúde, nossos alimentos, nossos hábitos de vida e escolhas alimentares.


A modificação genética de alguns alimentos, como o trigo, o leite com seus aditivos químicos, corantes e o açúcar em excesso nos alimentos industrializados refletem diretamente no grande número de obesos, diabéticos e cardíacos, além de contribuir para o surgimento de grandes alergias e intolerâncias alimentares.


Hoje, com o conhecimento maior da Nutrição, as pessoas querem mudar seus hábitos e escolhas alimentares. É uma tendência que está relacionada ao contexto sociocultural pelo menos industrializado, já que a busca pelo saudável vem crescendo gradativamente.


Uma pesquisa feita pela Fiesp mostra que 80% da população brasileira busca uma alimentação saudável. Procurando descascar mais ao invés de desembalar tanto, alimentos livres de agrotóxicos e menos modificados pela indústria são uma tendência hoje em dia. É muito importante observar esse movimento no nosso mercado atual gastronômico.


Publicidade


Você sabe como atender esse público, ou até mesmo: você sabe como consumir uma alimentação mais saudável no seu dia a dia?


O conhecimento da Gastronomia Funcional veio com esse intuito. É uma área que se utiliza do conhecimento científico da Nutrição e com os princípios da Gastronomia clássica. Tem como objetivo produzir receitas que incluam as pessoas e não que as excluam na hora de se alimentar. Receitas que possam contribuir para a saúde do consumidor e trazer o prazer à mesa através de pratos com sabor e textura.


O propósito é repaginar receitas clássicas, trazendo sabor e saúde para o consumidor final.


Publicidade


Essa gastronomia vai muito além de trocar o açúcar pelo adoçante ou o trigo por farinhas sem glúten, pois pensa em receitas com um olhar para o indivíduo, buscando contribuir ao todo com sua saúde. Assim, contempla a compreensão de alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes, os benefícios dos temperos, como evitar compostos tóxicos e melhorar a biodisponibilidade de nutrientes


Com essas preocupações, a escola Chef Gourmet trouxe para Novo Hamburgo o primeiro curso de Gastronomia Funcional, com o intuito de formar profissionais qualificados para esse novo mercado que cresce cada dia mais. Repaginando receitas com sabor, aroma, textura e prezando pela qualidade do alimento e seus benefícios para a saúde, os alunos saem preparados para lidar com essa nova cozinha e se destacar no mercado saudável.


Publicidade


Marcella Zanardo Schmidt - Chef de Gastronomia Funcional da Escola de Gastronomia Chef Gourmet Novo Hamburgo

Autor

Chefs no Portal

Chefs no Portal Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS