5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

A-COR-DA PEDRINHO: Instagram VS TikTok

Desafio do dia: escutar 1x a música e não cantarolar o dia inteiro.

15 de Junho, 2022 às 09:12

Se você leu o título desse artigo cantando “A-COR-DA PEDRINHO”, você foi impactado pelos vídeos no TikTok ou Instagram utilizando essa música. É o poder da viralização que essa plataformas impulsionam com seu alcance.

Em 2021, o TikTok bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, segundo dados da própria plataforma. O Instagram ainda domina nesse quesito com 2 bilhões de usuários, mas já sente o crescimento do TikTok em tão pouco tempo.

Na corrida para retomar a posição de “queridinho” das pessoas, o Instagram passou a fazer atualizações constantes, se modificando para algo bem semelhante ao TikTok. Isso já era esperado, devido aos anúncios que o diretor Mosseri deu em 2020.


Publicidade


Após incluir o Reels como formato de vídeos, copiando a lógica do TikTok, o Instagram começou a mudar o próprio feed para que esse formato seja o principal dentro da plataforma. Se você ainda não notou, o feed agora é praticamente formado por vídeos no formato Reels (talvez a atualização ainda não chegou pra você, mas logo chega)


Além disso, o Instagram começou a testar novas maneiras de deixar o feed com uma cara vertical fullscreen, ou seja, ocupando a tela cheia com o post. Isso está valendo para posts de imagem também, o que ficou um pouco estranho como você pode ver na imagem abaixo:



Publicidade

Com outras funcionalidades no Reels, como o tempo total passando de 60 para 90 segundos e stickers podendo ser adicionados, vemos que o próprio Stories vai perdendo sentido. Pensa comigo… se agora você pode publicar um vídeo com muito mais alcance e consegue usar os stickers de votação (enquete, por exemplo), por que vai fazer isso nos Stories?


Segundo a CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho, a novidade impacta diretamente o consumo de conteúdo, dizendo "Os stories estão morrendo".


Se você usa o Instagram como ferramenta de trabalho, seja pessoalmente para criar uma rede ou para o seu negócio, você já deve estar se perguntando o que será dessa plataforma nos próximos meses. Muitos afirmam que o Instagram está perdendo sua identidade com essas mudanças todas, mas o fato é que ele está tentando bater o TikTok, assim como fez com o Snapchat quando lançou os Stories.


Publicidade


E a pergunta que mais recebemos aqui é: vale a pena abandonar o Instagram e entrar no TikTok de vez com a minha marca? Ainda é cedo para saber se, de fato, o Instagram vai morrer. Mas a verdade é que ele sentiu o crescimento da plataforma vizinha e está tentando recuperar terreno.


Para acompanhar todas as mudanças, sugerimos que você siga, no próprio Instagram, o perfil do diretor Mosseri - https://www.instagram.com/mosseri - Ele tem publicado (em formato Reels) vídeos explicando as atualizações.

E caaaaso você ainda não tenha escutado, ou visto o clipe, dá o play:


Autor

Christian Schünke e Fabio Schünke

Saiba mais

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS