5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

5°C

Publicidade

Bravo, Sofia! Aluna da Liberato é medalha de ouro e recebe bolsa parcial nos EUA

A Genius Olympiad é considerada a maior feira de sustentabilidade do mundo

20 de Junho, 2022 às 20:57

Criação de Sofia: o protótipo da válvula desenvolvido com material biodegradável. Luis Eduardo Selbach/Divulgação

A estudante Sofia Nascimento Mazin, 17 anos, conquistou medalha de ouro na Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions).


A moradora de Esteio é aluna do terceiro ano do Curso Técnico em Mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.


O evento internacional tem organização da Terra Science and Education, com parceria do Rochester Institute of Technology (RIT). O evento foi realizado na modalidade virtual e a cerimônia de premiação ocorreu no dia 18 de junho.


A Genius Olympiad é considerada a maior feira de sustentabilidade do mundo.


Publicidade


O evento promove uma compreensão global das questões ambientais e a conquista da sustentabilidade por meio da ciência básica, artes, escrita criativa, engenharia, design e desenvolvimento de negócios.


A Genius oferece desafios e oportunidades para estudantes do ensino médio, para incutir neles as habilidades e conhecimentos necessários para serem cidadãos, líderes, cientistas, artistas, escritores, engenheiros e formuladores de políticas do futuro - agentes que promoverão e contribuirão para uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas.


PANDEMIA


Desde o início da pandemia Sofia procurou uma alternativa para ajudar a comunidade a lidar com a escassez de recursos. Nesse sentido, criou o projeto “Desenvolvimento em software 3D CAD de válvula exalatória alternativa para respirador mecânico”.


Publicidade


O objetivo da ideia é suprir a demanda por uma válvula que salva milhares de vidas, utilizando tecnologia 3D. Foi possível produzir uma nova válvula em PLA, um material biodegradável produzido a partir de fontes renováveis como vegetais, além de ser um dos mais acessíveis do país, diminuindo o custo da válvula em aproximadamente 94%. O projeto tem orientação do professor Sandro Heleno Auler.


Além da medalha de ouro, ela também ganhou US$ 20 mil por ano, durante quatro anos, totalizando US$ 80 mil, no Instituto de Tecnologia de Rochester, no Estado de Nova York.


Abaixo, a confirmação da classificação de Sofia no evento.



Publicidade


A Genius Olympiad contou com a participação de estudantes de 57 países.


YALE


A medalha de ouro é mais um reconhecimento ao trabalho de Sofia.


Há alguns meses, ela foi contemplada com uma bolsa de 90% para participar do programa Yale Young Global Scholars, dos Estados Unidos.


O programa oferece bolsas para que estudantes no ensino médio participem de um curso de verão nos Estados Unidos. Devido à pandemia, foi adotado o formato virtual para as atividades.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS