5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

Novo Hamburgo terá controladores de trânsito com aplicação de multas

Neste primeiro momento, três locais receberão os novos equipamentos

27 de Junho, 2022 às 16:05

Com histórico de vários acidentes, cruzamento da Rua Tapes com Avenida Nações Unidas receberá equipamento. Ricardo de Moraes/Divulgação

Começou a implantação do sistema de controladores eletrônicos de trânsito em Novo Hamburgo.


Algumas câmeras, utilizadas para o cercamento eletrônico do município, também terão a finalidade de fiscalização viária.


Os equipamentos serão igualmente utilizados na aplicação de multas - naturalmente, quando os motoristas cometerem infrações


O primeiro ponto onde começou a implementação do sistema é na confluência das avenidas Nicolau Becker e Nações Unidas com a Rua José do Patrocínio, próximo à Rótula João XIII (popularmente conhecida de Rótula do Pio XXII), na área central da cidade.


A instalação do equipamento ocorreu nesta segunda-feira (27).



Publicidade


Além do entorno da rótula central, o sistema será implementado na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry, entre os bairros Rondônia e Canudos, bem como na Rua Tapes, no cruzamento com a Avenida Nações Unidas, entre os bairros Ideal e Pátria Nova.


Este cruzamento da Rua Tapes é um dos mais acidentados da cidade, conforme já registrado em diferentes reportagens do Portal Martin Behrend: https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/... .


Além de velocidades dos veículos, o sistema fiscalizará o avanço em sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e conversões proibidas.


Serão três fases até o início da operação, a primeira, com a instalação dos equipamentos; a segunda, com a aferição dos mesmos; finalizando com a sinalização viária indicativa, o que deve ocorrer em até 60 dias.


Publicidade


ESTUDO


O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, enfatiza que esta ação faz parte de um trabalho que se iniciou no ano de 2020, a partir do levantamento de locais da cidade com os maiores índices de acidentes no município. “O estudo integrou a ampliação do cercamento eletrônico e redução de acidentes de trânsito na cidade”, lembra.


A implementação nos locais foi em decorrência de estudo realizado pela Prefeitura, que definiu os pontos de trânsito prioritários, entre os 50 cruzamentos da cidade que precisam de algum tipo de fiscalização.


Em julho do ano passado, o Portal Martin Behrend destacou reportagem sobre o tema: https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/... .


O diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo, enfatiza que o foco é reduzir o número de acidentes no município. “O fato de termos controladores nestes pontos também pode contribuir para uma conscientização maior por parte do motorista. Nosso foco é cuidar da população. O controle da velocidade é fundamental”, justifica.


Publicidade


A licitação para contratação da empresa para instalação dos equipamentos ocorreu ano passado. Ainda no ano passado, a empresa vencedora realizou testes obrigatórios com os novos equipamentos para demonstrar se a tecnologia utilizada poderia ser integrada ao sistema municipal e estadual.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS