5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

Cardiologistas celebram êxito em procedimento inovador realizado em Novo Hamburgo

Cardiosinos realizou desobstrução de artéria por Litotripsia intravascular

29 de Julho, 2022 às 07:29

Renato Roese Filho, Rogério Sarmento Leite, Jairo Dussan, Queila Delgado, Paola Corrente e Jean Suedekun. Divulgação

Artérias com calcificações coronarianas apresentam um grande desafio na cardiologia intervencionista. Um significativo avanço na medicina beneficiou uma paciente de 82 anos, em Novo Hamburgo.


A técnica chamada litotripsia intravascular, realizada através de um cateter Shockwave, começou a ser usada recentemente no mundo.


Segundo a equipe da Cardiosinos, clínica de hemodinâmica com sede no Hospital Regina e responsável pelo atendimento, o procedimento aconteceu de forma pioneira no Vale do Sinos. O trabalho foi realizado nesta quarta-feira (27) e durou duas horas.


Publicidade


MINIMAMENTE INVASIVA


O tratamento é semelhante ao utilizado comumente para dissolver cálculo renal. “É uma técnica minimamente invasiva que consiste em desobstruir as artérias coronárias através de um cateter balão conectado a um gerador que dispara ondas de pressão sonora capazes de fraturar o cálcio que provoca a obstrução, liberando assim a passagem sanguínea”, explica o médico cardiologia intervencionista Renato Roese Filho.


Roese Filho reforça que essa abordagem diminui o risco do procedimento tornando-o mais simples e rápido, promovendo maior qualidade de vida ao paciente, que pode dentro de 24 horas voltar às suas atividades normais.



Publicidade


Problemas como infarto do miocárdio e angina podem ser resolvidos com a litotripsia intravascular, procedimento que tem se mostrado seguro, eficaz e facilitador para implante de stent em doença arterial coronariana.


A equipe presente no procedimento liderado pelos médicos cardiologistas intervencionistas Dr. Rogério Sarmento Leite e Dr. Renato Roese Filho, contou com a participação da Enfermeira Paola Corrente, Técnicos de enfermagem Jean Suedekun e Queila Delgado e Dr. Jairo Dussan como médico anestesista.


Publicidade

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS