5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

23°C

Publicidade

Bairro Lomba Grande recebe nova edição do Mesa de Arte na Praça

Proposta apresenta ao público reproduções de obras em tamanho A3, que poderão ser levadas gratuitamente para casa

29 de Julho, 2022 às 07:56

A iniciativa apresenta, em varais, reproduções de obras criadas por dezenas de artistas ligados a Novo Hamburgo.. Mona Locks/Mesa de Arte na Praça

A Mesa de Arte na Praça (MAP) está de volta às ruas, em Novo Hamburgo.


A atividade que leva a arte visual aos espaços públicos de Novo Hamburgo será retomada, neste sábado (30), no bairro rural de Lomba Grande.


Será das 10 às 16 horas, na praça junto à Igreja Católica São José (Rua João Aloysio Algayer, 1311). Em caso de chuva ou mau tempo, a ação será remarcada, com nova data a definir.


A iniciativa apresenta, em varais, reproduções em tamanho A3 de obras criadas por dezenas de artistas ligados a Novo Hamburgo. O público pode conferir a exposição a céu aberto e levar para casa uma obra de sua preferência.


Publicidade


“Nosso objetivo é abrir espaço para que as artes visuais possam ser vistas e conhecidas pelo maior número de pessoas”, destaca Ana Hauschild, uma das idealizadoras do projeto. “Ao mesmo tempo, buscamos oportunizar o contato do público com os artistas”, acrescenta Bala Blauth, também idealizadora da MAP, juntamente com Magna Sperb.


As três artistas visuais comemoram o retorno das atividades presenciais, depois de uma etapa virtual, no período da pandemia. “Nesses dois anos, trabalhamos na criação do site da Mesa de Arte na Praça, com espaço para divulgação de mais de 100 artistas nascidos, residentes ou que desenvolveram seu trabalho em Novo Hamburgo”, relata Bala. “E tivemos atividades pontuais, dentro do que era possível, de acordo com os protocolos de segurança para evitar o contágio pelo coronavírus.” Uma delas foi a intervenção urbana Arte no Muro, que criou a maior galeria a céu aberto do Brasil em número de artistas. Também foi realizada a Arte na Caixa, levando caixas com dezenas de reproduções a bairros da cidade.


Publicidade


EDITAL DA PREFEITURA


A atividade deste sábado integra as ações previstas no edital da Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção executiva é da Imago Produtora.


No projeto selecionado para receber recursos do edital, foi prevista a criação do site da MAP e duas atividades presenciais. Uma em Lomba Grande e a segunda, no bairro Boa Saúde, que ocorrerá em breve. “Convidamos artistas, moradores e a comunidade em geral para que participem da nossa atividade, que tem realmente esse objetivo de aproximação. E, se gostar de um dos trabalhos, o visitante pode levar uma das reproduções para sua casa”, ressalta Magna.


ESPAÇO ONLINE


O site já está no ar, no endereço www.mesadeartenapraca.com.br. Apresenta o perfil de 115 artistas que nasceram, atuam ou construíram sua carreira em Novo Hamburgo, de diferentes trajetórias e técnicas. Cada artista tem uma página que apresenta seu perfil, imagens e informações sobre até 10 obras, além de dados de contato. O site também registra a memória do projeto Mesa de Arte na Praça, apresenta notícias e agenda de atividades.

Publicidade


A ideia original da MAP surgiu no Coletivo A4 Falando em Arte (formado à época pelas artistas Ana Hauschild, Bala Blauth, Débora Piva e Magna Sperb) e teve sua primeira ação em 2016.


Depois, foram realizadas mais sete edições, surpreendendo o público em praças ou locais de grande circulação de pessoas. Em 2020, a pandemia impôs uma parada forçada às ações em praças, para evitar aglomerações.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS