A Artecola é novamente destaque na pesquisa Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras. Realizado pela Fundação Dom Cabral, o estudou avaliou 237 participantes e foi divulgado nesta terça-feira (12/9).
Com matriz em Campo Bom, a Artecola figura como a primeira colocada em Talentos e Liderança para internacionalização.
Está também em primeiro lugar geral na Região Sul, segundo lugar na classificação geral no Brasil, e TOP 4 nas demais dimensões avaliadas. “A pesquisa considera indicadores que analisam o estágio e a maturidade de cada empresa no processo de internacionalização. Nossa posição mostra o quanto praticamos a fundo o conceito de Artecola Multilatina, com presença integrada e equilibrada em todo o território latino-americano”, observa o presidente executivo, Eduardo Kunst.
A listagem geral
classifica o nível de internacionalização das empresas pelo ranking de Criação
de Valor Internacional. Ele é composto por seis dimensões, e em todas elas a
Artecola ficou bem colocada. Além de número1 em Talentos e Liderança, ficou na
posição 2 em Modelo de Negócios, 3 em Proposta de Valor e em Modelo
Organizacional, e 4 em Gestão de Stakeholders. A dimensão Objetivos de
Internacionalização não foi ranqueada.
A pesquisa foi
apresentada em um evento no campus da Fundação Dom
Cabral em São Paulo (SP). O trabalho teve patrocínio da Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Gerente de Mercado da
Artecola, Fernando Cardoso, recebeu o troféu pela empresa.
Presente no ranking há vários anos, a Artecola possui operações industriais no Brasil (3), Argentina, Chile, Colômbia, México (2) e Peru, com um total de nove plantas. Destas bases, atua em um total de 18 países na América Latina.
Dos cerca de 750
colaboradores, mais da metade está fora do Brasil. “Equilibramos nossa atuação
ao não concentrar as receitas em um único país ou mercado. Temos a visão
estratégica de que os resultados são atingidos com integração efetiva entre
nossas equipes, ao lado da presença global. Esse conceito é entendido pela
Nossa Gente, por isso o destaque que obtivemos em Talentos e Liderança. Todos
nós trabalhamos para ser a melhor opção de parceiro em Adesivos e Chapas
Termomoldáveis da América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável da
região”, ressalta Kunst.
A ARTECOLA
Com 75 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão.
A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness.