A Vigilância Sanitária de Novo Hamburgo e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação realizaram em conjunto uma inspeção a duas casas de carnes do município.
A movimentação dois fiscais ocorreu na sexta-feira (10). A ação foi desencadeada a partir de uma solicitação do Ministério Público Estadual.
O objetivo da ação foi fiscalizar as condições das carnes colocadas à venda para a população. As duas casas estão localizadas no bairro Canudos, mas os nomes não foram divulgados.
São consideradas carnes impróprias para consumo aquelas que são industrializadas sem a devida regularização, aquelas sem indicação de procedência ou com origem inadequada.
Dentro destas categorias, enquadram-se salames, linguiças, carnes temperadas e empanadas fabricadas em açougues, bem como aquelas provenientes de outros municípios que não estejam autorizadas pelos órgãos federais e estaduais de agricultura para comercialização.
LEGISLAÇÃO ESTADUAL
A legislação estadual determina que açougues não podem ter em suas áreas de manipulação temperos tradicionalmente utilizados para fabricação de carnes temperadas, nem carne empanada ou temperada.
Nos dois locais, foram encontradas carnes impróprias para o consumo, temperadas e em temperatura inadequada, sendo apreendidos cerca de 400 quilos em produtos. A duas casas de carne foram autuadas e responderão a processos administrativos sanitários.
A Vigilância Sanitária seguirá realizando mais fiscalizações nos locais que comercializam carnes para garantir com que os produtos colocados à venda para a população estejam em condições.
Os estabelecimentos que desejam promover a venda destes produtos, devem se regularizar junto ao Serviço de Inspeção Municipal.