Os municípios têm suas marcas. Na nossa região, por exemplo, são conhecidas as cidades das rosas, flores, voo Livre, cinema, chocolate, café colonial, cachaça, cucas, schmier, cerveja artesanal e assim vai.
Novo Hamburgo, especificamente, tem o título de Capital Nacional do Calçado pela relevância histórica do setor calçadista no município.
Só que existem outras marcas relacionadas a Novo Hamburgo. Para milhares de pessoas, a primeira lembrança que vem à cabeça quando se menciona a cidade é um bife de grande porte, suculento e preparado com esmero. É um bife que cruzou por décadas encantando e surpreendendo gerações.
O “Orelha de Elefante” do restaurante Bifão é uma grife de Novo Hamburgo. Sua fama ultrapassou fronteiras, atraindo visitantes do Brasil e do exterior para conhecer aquele célebre bife preparado na Rua São Jacó, 94, no Centro.
Embora não esteja mais presente no cardápio, o bife ganhou uma releitura e será servido nos próximos dias - a promoção já se encerrou, pois os pedidos deveriam ser realizados antecipadamente.
SEMANA DE ANIVERSÁRIO
Fundado em 20 de novembro de 1953, o Bifão completa 70 anos de vida, sempre no mesmo endereço. Nos últimos meses, várias ações foram sendo realizadas para celebrar esse momento.
Na semana do aniversário do Bifão – de 20 a 24 de novembro –, clientes que estiverem de aniversário nesta mesma semana, e que vierem celebrar no restaurante com cinco ou mais convidados, receberão um voucher validando um Mini Bifão.
Além disso, a semana dos 70 anos será um momento mais do que especial para reviver bons momentos, reencontrar amigos e celebrar uma grife da gastronomia no Vale do Sinos.
AÇÕES
Fundado em 1953 por Manoel Corrêa da Silva e Jures Marques da Silva, a celebração dos 70 anos ao longo de 2023 teve iniciativas diferenciadas. Para trabalhar ações estratégicas de marketing e divulgação, foi convidado o publicitário Eduardo Kunrath.
Entre as promoções já realizadas, estão happy hour com chope e aperol em dobro, travessas de mini-bifes, pratos promocionais e uma inédita sequências de bifes.
Além disso, foi criado por Kunrath um selo comemorativo aos 70 anos - confira abaixo:
Desde 2017 sob o comando da filha caçula de Manoel, Janice Corrêa da Silva, o restaurante segue mantendo um padrão de qualidade nas refeições oferecidas, fundindo modernidade com os princípios básicos do fundador e as características de um restaurante familiar.
O Instagram – onde também tem o delivery – é @restauranteobifao .
TRAJETÓRIA
O comerciante Manoel Corrêa da Silva nasceu em 1915, em Porto Alegre, e morreu em 20 de julho de 2005, aos 90 anos. Passou a residir em Novo Hamburgo em 1944, trabalhando no Restaurante Comercial por nove anos.
Em 20 de novembro de 1953 fundou o Restaurante e Bar São Jacó, que deu origem ao Restaurante "Bifão". Está no mesmo endereço desde sua fundação: na Rua São Jacó, 94, no Centro.
Ao lado da esposa, Jures Marques da Silva, e do irmão, Adão Corrêa da Silva, já falecido, Manoel é lembrado como o fundador do Bifão e empresta seu nome a uma rua no Loteamento Residencial São Lourenço, no bairro Boa Saúde.
Na década de 1970, o sobrinho de Manoel, Renato da Silva, assumiu o comando da operação consolidando o restaurante de modo definitivo, tornando-se um dos principais estabelecimentos gastronômicos da região. Posteriormente, veio um período de instabilidade.
Em 2020, o Bifão ingressou com pedido de Recuperação Judicial. Em 2021, o acordo com os credores foi homologado pela Justiça. E, deste então, o restaurante vem trabalhando para superar esta fase na caminhada de sete décadas.
Para alguns, a maior lembrança é o "Orelha de Elefante". Tem gente que não cansa de elogiar a maionese e as batatas fritas. Já o bife na chapa com ovos de gema mole é o número um das memórias. Tem cliente que é fã do Bife à Parmegiana. E assim as preferências vão se perpetuando numa história que completa 70 anos buscando sempre inovar e surpreender.