As últimas horas voltaram a registrar fortes chuvas em diferentes pontos do Rio Grande do Sul.
Na serra gaúcha, os relatos são de "chuva de balde" por muito tempo. As precipitações ocorrem desde a tarde desta sexta-feira (17).
Esta água está descendo e existe alerta de enchentes no Rio Paranhana, Rio Caí e Rio dos Sinos.
Também foi registrada queda de granizo em diferentes municípios.
GRAMADO
Em Gramado, a Corsan informa a Interrupção do abastecimento de água em todos os bairros da cidade neste sábado, 18 de novembro, em decorrência de rompimento de adutora.
Equipes trabalham para consertar o sistema, mas o trabalho está sendo dificultado pelas fortes chuvas - que seguem nesta manhã.
O término do serviço está previsto para o final do dia de hoje, mas poderão ocorrer oscilações na pressão da água e a normalização do abastecimento se dará gradualmente.
- Rua Otílio Foss no acesso a Linha Carahá pela ERS-115: Bloqueio total
- Morro Agudo: Bloqueio total
- Rua Miguel Tissot: Meia pista bloqueada
- Rua Nelson Dinnebier na altura da Corsan: bloqueio total
- Linha Ávila Baixa: bloqueado devido à queda de poste
- ERS-235 antes do Pedágio: totalmente bloqueada
-Chapadão: bloqueado parcialmente
Os dois principais acessos a Gramado, via ERS-115 e ERS-235, estão com bloqueios. Na manhã de sábado, a melhor opção para chegar a Gramado é via Taquara-São Francisco de Paula-Canela. Outra opção, mas com trecho de chão batido, é via Santa Maria do Herval.
IGREJINHA E TRÊS COROAS
Em Igrejinha, as atividades em algumas empresas e comércios foram suspensas pois o Rio Paranhana já transbordou e alagou partes centrais da cidade.
Há relato de uma empresa calçadista atingida, com as águas alcançando toda a produção e estoque de calçados.
Em Três Coroas, há registro de falta de água tratada da Corsan e também partes da cidade sofrem com alagamentos.
RIO URUGUAI
No Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, a situação também é dramática. O Rio Uruguai continua em nível elevado e milhares de pessoas poderão, novamente, ser afetadas.
O Vale do Rio Taquari enfrenta nova enchente com inundações em diversas cidades. Alguns bairros de Lajeado estão inundados. E a situação vai se agravar com as águas chegando de outros rios.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul disparou alerta para inundação no Rio Jacuí, em elevação a partir de Cachoeira do Sul até Triunfo.
Também tem alerta para rápida inundação do Rio Caí, em rápida elevação a partir de Vale Real - é a chuva que desce de parte da região serrana.
A rodovia ERS-122, entre os Kms 51 e 38 (serra de São Vendelino), encontra-se totalmente interditada devido a várias quedas de barreiras ao longo da rodovia. Também no Km 82 (Caxias do Sul) da ERS-122, o local encontra-se interditado devido a queda de barreira no local.