As chuvas torrenciais que atingiram a Serra gaúcha, nesta sexta-feira (17) e sábado (18), estão provocando muitos estragos nos municípios.
Em razão de problemas já detectados, as prefeituras de Caxias do Sul e Gramado, na manhã de hoje, decretaram situação de emergência.
A quantidade de água e ventos fortes provocaram deslizamentos de terra, quedas de árvores, vias bloqueadas, regiões parcialmente isoladas e destelhamentos de residências.
Em Gramado, por exemplo, houve alagamento na badalada Avenida Borges de Medeiros - o sistema de drenagem e de esgoto pluvial não suportou tanta quantidade de água em tão pouco tempo.
DESMORONAMENTO
Também em Gramado, na madrugada deste sábado, por volta das 5h20, a Brigada Militar foi acionada por populares, via 190, na Rua Espírito Santo, Bairro Prinstrop, informando que uma casa de dois andares havia desmoronado.
As guarnições de serviço se deslocaram ao endereço, onde foi constatado que havia duas vítimas sob os escombros da residência.
Foi realizado o contato com a equipe dos Bombeiros, e prontamente iniciado os procedimentos no local do sinistro, bem como o início do resgate de ambas as vítimas.
As equipes da Brigada Militar e Bombeiros resgataram, primeiramente, um jovem de 18 anos, e, posteriormente, seu tio de 48 anos.
O local apresentava risco iminente de desmoronamento, sendo necessário por parte de todos o resgate de forma técnica, porém rápida. Ambos foras encaminhados ao Hospital São Miguel. A foto abaixo é da Brigada Militar.
Gramado ainda sofre com desabastecimento em razão do rompimento de adutora da Corsan, conforme destacado em reportagem anterior: https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/... .
RIOS E CÓRREGOS
Há uma preocupação muito grande com enchentes no Rio Paranhana, Rio Caí e Rio dos Sinos.
Na manhã deste sábado, parted[s das cidades de Igrejinha e Três Coroas foram alagadas. A força das águas que desce da Serra assusta.
A cidade de Rolante também sofre bastante, com acessos interditados. No Litoral Norte também choveu de forma rápida e significativa.
Também na região de Feliz e Alto Feliz há registros de problemas em razão das fortes chuvas.
No centro do Estado, há preocupação com a rápida elevação do nível dos rios Jacuí e Taquari.
ACUMULADOS
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os maiores acumulados das últimas 24 horas foram nos seguintes municípios: Três Coroas: 159,5 mm; Caxias do Sul: 151,4 mm; Nova Petrópolis: 133,2 mm; e Bom Princípio: 125,8 mm.
RODOVIAS
Há alerta de bloqueios parcial e total em várias rodovias gaúchas.
É preciso ficar em alerta, até porque as equipes estão trabalhando na liberação dos trechos:
BR-116 - Entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul
BR-116 - Em Picada Café
ERS-235 - Entre Nova Petrópolis e Gramado
ERS-115 - Entre Três Coroas e Gramado
ERS-122 - Em Caxias do Sul e também na Serra de São Vendelino
A ligação do Vale do Sinos com Gramado via Morro Reuter e Santa Maria do Herval está liberada, embora alguns trechos estejam com muito barro e deslizamentos pontuais.