
Equipes da Prefeitura de São Leopoldo retiram muita sujeira em uma das casas de bombas. PMSL/Divulgação
As regiões banhadas pelo Rio dos Sinos com histórico de alagamentos e inundações precisam ficar em alerta.
A quantidade de chuva das últimas horas que atingiu a cabeceira e afluentes do Sinos preocupa.
Confira a seguir os alertas emitidos, neste sábado (18), pelas prefeituras de Campo Bom, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
CAMPO BOM
Neste sábado, o prefeito Luciano Orsi (PDT) esteve ao lado da ponte da Barrinha, onde há a régua que registra o nível da água. A tendência é de rápida elevação nas próximas horas e a recomendação é de que moradores de áreas ribeirinhas elevem os itens elétricos de suas casas o mais breve possível.
O Ginásio Municipal está sendo preparado pela Assistência Social para receber possíveis desabrigados e desalojados, visto a quantidade de água que está vindo do Vale do Paranhana e Serra.
NOVO HAMBURGO
De acordo com divulgação da Prefeitura de Novo Hamburgo, o nível do Sinos segue em elevação, registrando 6,50 metros às 13 horas - o alerta de enchente é quando ultrapassa 6 metros.
A Defesa Civil mantém o alerta para elevação gradual do Sinos, podendo gerar transtornos em localidades próximas à sua margem. As equipes da Prefeitura segue monitorando as áreas de risco, assim como acompanhando o quadro em relação ao Sinos em outros municípios.
SÃO LEOPOLDO
O grande volume de chuva registrado na madrugada deste sábado, dia 18 de novembro, causou transtornos pontuais em alguns bairros de São Leopoldo. Em menos de 24 horas choveu mais de 100mm, causando alagamentos pontuais em bairros do município.
Por volta das 5 horas um raio provocou um apagão geral, provocando três quedas na rede de energia elétrica, justamente no período em que houve a maior incidência no volume de chuva: 60mm em menos de três horas.
Equipes da Defesa Civil monitoram desde a madrugada o nível do Rio dos Sinos e as comunidades ribeirinhas. Às 9h30, em medição na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na Rua da Praia, o nível do Rio dos Sinos estava em 4,69 metros.
Pelo Plano de Contingência (Placon), o status do Rio dos Sinos é de Alerta, quando começa o atingimento das ruas da Praia e das Camélias. A tendência é que o Rio dos Sinos siga em elevação em São Leopoldo, sendo monitorado pela Defesa Civil local também em Campo Bom e Novo Hamburgo.