5

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies, termos e políticas do site. Leia mais. ACEITAR

NOVO HAMBURGO

20°C

Publicidade

A mais bela e ecológica fachada em edifícios de Novo Hamburgo está num projeto premiado nacionalmente

Parte frontal do Residencial Chronos, no Centro, traz centenas de vasos de plantas e flores

29 de Janeiro, 2017 às 18:58

Residencial fica na Rua Gomes Jardim e o projeto é da construtora e incorporadora Athivabrasil

Novo Hamburgo pode considerar oferecer uma nova atração turística. Com centenas de vasos com flores e plantas, a fachada do Residencial Chronos é de rara beleza. Além da bela composição, é ecologicamente correta e projeta um visual sui generis. Quem sobe a Rua Gomes Jardim, no Centro, em direção à Avenida Maurício Cardoso já percebeu o cenário diferenciado. O paredão formado por organizada vegetação é digno de fotos, vídeos e selfies.


Essa fachada do Chronos integra um projeto ousado da construtora e incorporadora Athivabrasil. É o primeiro empreendimento brasileiro a atender o nível superior das seis partes da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575), no que se refere à segurança estrutural, segurança contra o fogo, estanqueidade, desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho lumínico, funcionalidade e acessibilidade, durabilidade e manutenibilidade, conforto tátil e antropodinâmico e impacto ambiental.


A ousada proposta para o Residencial Chronos resultou em premiação na categoria Gestão da Produção de P&D, do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, entregue em Brasília (DF). O trabalho "Análise dos Impactos para certificação de residencial conforme NBR 15575 de 2013 em Nível Superior" foi apresentado como estudo de caso do empreendimento residencial Chronos, com o objetivo de analisar os principais impactos no gerenciamento dos processos de uma edificação residencial para a adequação à Norma de Desempenho no nível superior.


Publicidade


Em relação ao uso do concreto, por exemplo, o material foi pensado para que toda a estrutura do Chronos Residencial tenha vida útil de 75 anos – a norma estabelece o mínimo de 50 anos. O prédio, que está praticamente concluído consumirá 4.500 m³ de concreto. A partir do Chronos, todos os empreendimentos da construtora deverão atender a Norma de Desempenho em seu nível superior.


Para o engenheiro Eduardo Frapiccini, responsável pelo planejamento e gerenciamento da obra, foi uma grande honra receber uma premiação nacional. "Trata-se de um reconhecimento a um projeto que busca essencialmente alcançar o melhor nível de qualidade na construção, focado no cliente e na sua satisfação." Frapiccini ressalta que a premiação só foi possível graças a integração de toda a equipe da Athivabrasil, que acreditou na proposta, e trabalhou muito para executá-la.


SELO DE GARANTIA


Os compradores de imóveis no Chronos Residencial também puderam acompanhar o processo de construção. No final da obra o ITT

Performance (Instituto Tecnológico de Desempenho para a Construção Civil) irá emitir um selo de comprovação do atendimento de todos os requisitos do nível superior da Norma de Desempenho. Ao receberem as chaves, os proprietários também ganharão um manual de uso, operação e manutenção, onde serão especificados os direitos e os deveres de todos os envolvidos na construção e na manutenção do prédio.

RECEBA EM PRIMEIRA MÃO

Sem spams comerciais. Apenas informação.

Publicidade
Publicidade

PARCEIROS