O representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sapiranga no Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Flávio Barth, foi eleito para presidir a organização que atua em prol da seguridade do município. O pleito ocorreu no fim de maio.
Segundo ele, o objetivo é estreitar mais a relação entre Consepro e CDL. "Pretendemos buscar apoio financeiro com os associados do movimento lojista e garantir uma renda para o conselho colocar em prática as suas demandas. Temos o entendimento de que a segurança não se faz só por órgãos, mas pelos cidadãos também", explica Barth.
Por não contar com uma receita própria, o Consepro atua, geralmente, com o repasse de valores oriundos de sentenças judiciais. O presidente da entidade afirma, também, que existem demandas que os próprios diretores do conselho estão suportando financeiramente, em prol da segurança do município.
Flávio Barth tem três passagens à frente da CDL Sapiranga, acumulando bastante envolvimento comunitário e capacidade de articulação de lideranças locais. No ano passado, ele disputou a presidência da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), mas acabou derrotado pelo presidente Vitor Koch, que está há mais de uma década comandando a entidade.