Um novo alerta a pais, adolescentes e crianças envolvendo a internet.
A morte de um adolescente na manhã desta sexta-feira (21), no bairro Porto Verde, em Alvorada, na Região Metropolitana, pode ter sido causada por um desafio da internet.
O episódio envolveu um adolescente de 14 anos e a causa mais provável é que ele tenha participado dos desafios disseminados na internet. A vítima foi encontrada morta pelo irmão, de 17 anos, que dormia no mesmo quarto. O irmão mais velho disse que o menino estava deitado em sua cama, com um celular em uma mão e um tubo de desodorante na outra.
A notícia foi recebida com grave preocupação pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, que recomenda que os pais e responsáveis tenham sempre extrema atenção com o acompanhamento do que os filhos estão assistindo na internet. A inalação ou exposição em excesso ao produto pode provocar graves danos à saúde.
No “desafio do desodorante”, disseminado pelas redes sociais o participante é convidado a inalar o produto pelo maior tempo que conseguir suportar. Familiares do adolescente de Alvorada contaram à Polícia Civil que o menino participou de uma competição de quanto tempo ele aguentaria inalar desodorante aerosol.
O caso é semelhante ao da
morte da menina Adrielly Gonçalves, 7 anos, em São Bernardo do Campo
(SP), em fevereiro de 2018.